Porque a SSI não usa expressões SQL nos PPD?

Regras do fórum
=============

Antes de postar sua dúvida, por favor leia as regras de utilização do fórum.
Roberto H. Gomes
Silver

Não entendo porque a SSI não gera os códigos nativos de processos pré-defindo com expressões sql que são ultra-rápidos...
Ela abre a tabela
Faz um loop
e processa registro a registro...
Então quando o banco é grande precisamos colocar estas expressões manualmente...Senão o cliente roda o processo de manhã e vê o resultado à tarde.
Fico sem entender...
Luiz Alfredo
Gold

Já está na minha lista de Sugestões para o Father 2.0. Mas para manter a compatibilidade e recursos, sugiro ter as duas opções de processamento.

Segue um Rascunho de algumas idéias:

* Gera para VB6 e VB.Net (ou C#.Net).

* Plano de Senhas no Father para Controle de Módulos e Trabalho em Equipe. Precisava definir:
- Quais Tipos de Módulos um Usuário poderia Trabalhar (Solução, Projeto, Design/Alteração de Relatórios, Design/Alteração de Telas, Desig/Alteração de Consultas, Desig/Alteração/Exclusão de Processos Pré-definidos, Design/Alteração de Gráficos, etc.
- Cada Módulo da Árvore Projeto poderia ter uma Aba, ou esta Árvore Reproduzida no Plano de Senhas, com 3 Listas: "Podem Alterar", "Podem Excluir" e "Podem Visualizar",
- Árvore de Grupos de Usuários como temos na aplicação final. Administradores com acesso a tudo e Plano de Senhas; Usuários mostrando Árvore do Projeto, e ao escolher um módulo aparecem as opções: Visualizar, Alterar e Excluir.

* Incluir o Tipo de Campo "Caminho/Pasta", com Extensor que chama uma Janela de Drives/Pastas e capture a Pasta Escolhida, preenchendo com a pasta desejada.

* Incluir o Tipo de Campo "Arquivo", com Extensor que chama uma Janela de Drives/Pastas e capture o Caminho e Nome arquivo desejado.

* Novo componente nas Ferramentas de Tela e Ferramentas de Relatórios: "Texto RTF", que coloca um campo Memo com uma mini-barra de ferramentas com Sublinhado, Negrito, Itálico, Centralizar, Alinhar a Esquerda, Alinhar a Direita, etc. Se este componente puder suportar Imagens no documento RTF melhor ainda.

* Possibilidade no Design dos Relatórios do G-Reports de fazer a Ordenação por um campo de Tabela Relacionada. Abre amplos recursos, sem necessídade de criação de campos nas tabelas básicas para atender esta necessidade.

* Melhorias no Editor de Código do Father com o que puder ser feito para agilizar o trabalho: Auto-completar, Blocos de Código que podem ser encolhidos expandidos com + e -, etc.

* Seria interessante que na Definição dos Módulos houvesse uma Opção, tipo: "Habilitado para Barra de Favoritos", ou "Não Habilitado para Barra de Favoritos".

Isto tornaria a Barra de Favoritos mais adequada, pois existem módulos que não são interessantes de estar ali, mesmo que sejam de uso frequente por algum usuário responsável por Auditoria, Backups, Estatísticas, etc.

Agora, se pegarem o ícone que está definido para o módulo e jogar no botão da barra de favoritos, aí ficaria melhor ainda. O visual ficaria legal.

* Novo módulo para Backup de Projeto, que colocaria no backup os arquivos selecionados, *.FTR, *.TXT (Textos de Documentação nas pastas, *.DOC (Textos de Documentação), Figuras do Projeto , *.FRM, *.BAS, etc...

* Opções para os PPDs:
1) Processar Registro a Registro (Tradicional).
2) Usar Expressões SQL para maior agilidade.

...
Sergio Luiz
Iniciante

Gostei Desta

* Gera para VB6 e VB.Net (ou C#.Net).
Roberto H. Gomes
Silver

Creio que se algum dia a SSI colocar a opção de gerar em uma linguagem mais moderna perderíamos as rotinas feitas na mão...No meu caso uns 30% do meu ERP.
Luiz Alfredo
Gold

Roberto,

Também creio que se existir a versão 2.0 será gerado tudo em VB6. Para mim também a questão da compatibilidade é importante. Mas não custa sonhar com um projeto de longo prazo, onde existiria a opção para outras linguagens.

Se for somente para VB6 para mim está muito bom, pois para uso do C# já temos o gVinci.
eduardo.dutra
Silver
Contato:

Bom dia Pessoal,
Antigamente eu queria, sim, que houvesse uma mudança de linguagem - mas hoje não!
Trabalho em um projeto a anos e vou ter que concordar com o Roberto: estaria tudo perdido desse meu projeto maior, e são muitas linhas em muitos módulos.
Até aprender a reescrever tudo isso em outra linguagem, mesmo que essa nova linguagem traga benefícios, não creio ser compensatório: fico com o form feio do VB mesmo.
Abraços.
Eduardo Dutra - [email protected]
Romario Alcantara
Gold

Bom dia !

Acho que deva ficar no VB mesmo, já temos o GVinci que é bem ais atual, que alias ainda não consegui fazer nada por falta de tempo, mas creio que no futuro será ótima ok

A SSI já tem estas duas opções FATHER no velho e bom VB e Gvinci no novo C#.

É isso ai ok. É a minha opinião ok

Att

Romário..
Roberto H. Gomes
Silver

Como todo mundo sabe que alterar a linguagem não é viável...Se a SSI moderniza-se o visual da aplicação final, já estaria bom pra mim.
Danilo Pimentel
Silver

Roberto,

Pensamos em modernizar sim o layout da aplicação final. Isso provavelmente será feito para a versão 2.0 do Father. Segue um exemplo de uma implementação realizada no Father 1.0 (que será disponibilizada em alguns dias) que demonstra a confecção de um layout mais clean, seguindo algumas das novas tendências. Vale lembrar que, em se tratando de aplicativo Win32 padrão (Em nosso caso aplicações VB6), temos algumas limitações impostas pela tecnologia, contudo trabalhamos seriamente para conseguirmos os melhores resultados, dentro dessas limitações.

http://feedback.ssitecnologia.com.br/Pr ... -consultas

Att,

Danilo Pimentel
SSI Tecnologia
Roberto H. Gomes
Silver

Eu digo modernizar, layout de botões, formulários, Abas, e talvez os menus...(Ribbon, tipo office)
Responder